Pressão dos pneus
Porque é que a pressão correta dos pneus é importante
A quantidade de pressão recomendada para o seu carro é baseada em dados técnicos específicos relacionados com o veículo, por exemplo, a carga máxima do veículo e os vários atributos para o eixo dianteiro e traseiro. A pressão correta dos pneus tem uma influência positiva em algumas áreas-chave do desempenho, incluindo:- Melhorar a vida útil dos pneus- Diminuir o consumo de combustível- Condução segura
E se a pressão dos meus pneus estiver incorrecta?
Os pneus com pressão incorrecta representam um risco real para a segurança na estrada. Conduzir com pressões incorrectas nos pneus altera drasticamente o comportamento do automóvel e pode criar uma série de problemas diferentes, dependendo se tem demasiado ou pouco ar nos pneus.Se os pneus do seu automóvel estiverem com pressão insuficiente, pode ocorrer uma das seguintes situações:
- Distância de travagem mais longa em piso molhado
- Menos resistência à aquaplaning
- Oversteering e understeering
- Movimento menos preciso, dificultando o estacionamento
- Mais rápido desgaste dos pneus
- Desgaste irregular
Se encher demasiado os pneus, é provável que venha a sofrer qualquer uma destas situações:
- Pior aderência dos pneus, devido a uma menor área de contacto
- Menor conforto de condução
- Mais ruído dos pneus
- Desgaste extra do sistema de suspensão do automóvel
- Desgaste acrescido ao longo do piso central do pneu
- Maior possibilidade de danos nos pneus provocados por buracos e lancis
Com que frequência devo verificar a pressão dos meus pneus?
Não é preciso dizer que a pressão dos pneus deve ser verificada regularmente - mas com que frequência é suficiente? Recomendamos a verificação dos níveis de pressão dos pneus uma vez a cada duas semanas. Isto garantirá que a pressão está correta e, se não estiver, não desceu o suficiente para causar problemas graves.
No entanto, esta recomendação é válida apenas para verificar a pressão dos pneus de verão. No que diz respeito aos pneus de inverno, vale a pena verificar as pressões dos pneus todas as semanas, uma vez que a temperatura mais fria pode reduzir rapidamente a pressão do ar no interior dos pneus.
Da mesma forma, recomenda-se também que verifique os seus pneus antes de qualquer condução longa. Desta forma, não há incidentes surpresa pelo caminho.
Qual a pressão dos pneus para um atrelado ou carro 155/70 R13 com a mesma medida de pneus?
A pressão óptima dos pneus de 13 polegadas, em modelos populares de carros ou atrelados, varia entre 2,1 e 2,5 bar para o eixo dianteiro. Para a traseira, os valores são ligeiramente diferentes, variando de 1,8 a 2,5 bar. No entanto, convém ter em conta que os valores indicados podem variar consoante a marca e o ano de produção do automóvel ou do reboque. Se precisarmos de saber a pressão exacta recomendada para o nosso veículo, utilizamos a nossa tabela de pressão ou procuramos a informação no seu manual ou no tampão do depósito de combustível.
Qual a pressão adequada para os pneus 185/65 R15?
Os condutores têm muitas vezes dúvidas sobre quantas unidades de ar devem encher as suas rodas. A pressão média recomendada para os pneus de 15 polegadas situa-se entre 2,1 e 2,3 bar para o eixo dianteiro e entre 1,9 e 2,9 bar para o eixo traseiro. No entanto, os valores recomendados devem ser sempre consultados no manual do veículo ou no tampão do depósito de combustível, uma vez que podem variar consoante o modelo ou ano de produção do automóvel.
Qual a pressão dos pneus 195/50 r15?
Os valores médios variam entre aproximadamente 2,2 e 2,4 bar no eixo dianteiro e 2 e 2,7 bar no eixo traseiro. No entanto, devemos ter em mente que a pressão nos pneus de 15 polegadas não depende inteiramente do tamanho do pneu. Vale a pena ter em conta, acima de tudo, as recomendações do fabricante do veículo, que fornecem os valores ideais. Estes podem ser encontrados na tampa do depósito de combustível, numa etiqueta junto à porta e no manual do veículo.
Qual a pressão dos pneus 205/55 R16
Os pneus corretamente cheios são essenciais para uma condução segura. A pressão média correta dos pneus de 16' do eixo dianteiro e traseiro deve situar-se entre 2,2 e 2,5 BAR e entre 2,9 e 3,0 BAR, respetivamente. Tenha em atenção que estes valores são apenas indicativos e que não há melhor forma de verificar a pressão necessária do que consultar as especificações do fabricante do seu automóvel. Estas podem ser encontradas no manual, na porta do depósito de combustível ou na porta da frente.